Mkt Inovação - Vista Alegre



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Análise SWOT da Vista Alegre feita pela Equipa

02-12-2012 14:40

Forças:

  • Líder de mercado de porcelanas e vidro em Portugal e grande cobertura a nível Internacional;
  • Marca ligada a prestígio, qualidade e requinte;
  • Lojas bem situadas na Grande Lisboa e nas principais cidades nacionais (Centros Comerciais e Lojas de Rua);
  • Responsável por todo o ciclo de Produção e Distribuição;
  • Grande Valor artístico associado às peças;
  • Possibilidade de encomendas online e respectiva devolução, facilidades de pagamento e possibilidade de troca em compras efectuadas nas lojas.

Oportunidades:

  • A forte credibilidade da marca aos olhos do consumidor pode ser usada para chegar de forma mais eficaz aos consumidores através de uma boa estratégia de comunicação;
  • O aumento da apreciação e gosto por parte dos consumidores por peças de design (tendência já identificada pela Vista Alegre através da parceria com a designer Joana Vasconcelos) reforça a necessidade de explorar o segmento mais jovem;
  • Investir na comunicação associada ao aumento dos jantares/almoços em casa em vez de restaurantes devido à crise;
  • Aproveitar a imagem de excelência da marca para expandir e desenvolver em mercados privilegiados de língua portuguesa e em forte crescimento económico, como Angola e Brasil.

  Fraquezas:

  • Percepção de preço alto das peças;
  • Dificuldade em chegar a um público mais jovem;
  • Comunicam pouco;
  • Dificuldade em entrar em mercados internacionais quando se associam as peças à tradição Portuguesa;
  • Muito ligada a conservadorismo;
  • As pessoas compram mais para oferecer do que para "consumo" próprio;
  • Por vezes, o cliente compra serviços clássicos e de grande valor que não usa, logo, não há desgaste das peças nem reposição.

Ameaças:

  • Diminuição do número de casamentos;
  • A lista de casamentos passou a ser feita maioritariamente por agências de viagens; 
  • Forte concorrência;
  • Mercado Estagnado devido à redução do poder de compra (desde os anos 90);
  • Sazonalidade (Época de Natal e Casamentos);
  • Concorrência de empresas de dimensão semelhante;
  • Industria Oriental, normalmente mais barata, mas com níveis de qualidade.