Forças:
- Líder de mercado de porcelanas e vidro em Portugal e grande cobertura a nível Internacional;
- Marca ligada a prestígio, qualidade e requinte;
- Lojas bem situadas na Grande Lisboa e nas principais cidades nacionais (Centros Comerciais e Lojas de Rua);
- Responsável por todo o ciclo de Produção e Distribuição;
- Grande Valor artístico associado às peças;
- Possibilidade de encomendas online e respectiva devolução, facilidades de pagamento e possibilidade de troca em compras efectuadas nas lojas.
Oportunidades:
- A forte credibilidade da marca aos olhos do consumidor pode ser usada para chegar de forma mais eficaz aos consumidores através de uma boa estratégia de comunicação;
- O aumento da apreciação e gosto por parte dos consumidores por peças de design (tendência já identificada pela Vista Alegre através da parceria com a designer Joana Vasconcelos) reforça a necessidade de explorar o segmento mais jovem;
- Investir na comunicação associada ao aumento dos jantares/almoços em casa em vez de restaurantes devido à crise;
- Aproveitar a imagem de excelência da marca para expandir e desenvolver em mercados privilegiados de língua portuguesa e em forte crescimento económico, como Angola e Brasil.
Fraquezas:
- Percepção de preço alto das peças;
- Dificuldade em chegar a um público mais jovem;
- Comunicam pouco;
- Dificuldade em entrar em mercados internacionais quando se associam as peças à tradição Portuguesa;
- Muito ligada a conservadorismo;
- As pessoas compram mais para oferecer do que para "consumo" próprio;
- Por vezes, o cliente compra serviços clássicos e de grande valor que não usa, logo, não há desgaste das peças nem reposição.
Ameaças:
- Diminuição do número de casamentos;
- A lista de casamentos passou a ser feita maioritariamente por agências de viagens;
- Forte concorrência;
- Mercado Estagnado devido à redução do poder de compra (desde os anos 90);
- Sazonalidade (Época de Natal e Casamentos);
- Concorrência de empresas de dimensão semelhante;
- Industria Oriental, normalmente mais barata, mas com níveis de qualidade.