Mkt Inovação - Vista Alegre



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Blogue

Aqui estamos nós às 23:48 a tentar escrever uma frase que caracterize a nossa Vista Alegre.... não está fácil!!!

"A única experiência de Design Português com qualidade reconhecida"

"Peças de design únicas para um público Cosmopolita"

"Peças de design para quem quer uma experiência artistica de qualidade!

"Peças de qualidade para quem quer uma experiência (de design) única"

"Porcelanas e cristais com design único para experiências de qualidade"

Depois de muitos post-its mudados, finalmente chegamos ao nosso modelo de negócio!

Fizemos algumas inovações e trabalhamos bastante na proposta de valor e no nosso segmento.

Para fazer o download do ficheiro: canvas modelo actual 3.0 - FINAL.pdf (669 kB)

 

A Joana depois do Novo Modelo de Negócios implementado...

Não sabemos se era suposto fazer esta análise...no entanto achamos que seria interessante tentar perceber como é que ela pensa, ouve, faz/fala, depois do negócio implementado!

Para fazer o download do ficheiro: Mapa de Empatia da Joana 3.0.pdf (565,9 kB)

Este mapa foi uma versão melhorada, depois de estarmos na aula de ontem.

Percebemos que o que a Joana, ouve, sente e diz, tem de ser em relação à marca.

Finalmente chegamos ao nosso mapa de empatia FINAL!!!!

Temos bem presente a prespectiva do nosso segmento de consumidor...

Para fazer o download do ficheiro: Mapa de Empatia da Joana 2.0.pdf (570,9 kB) 

Mapa de Empatia 1.0

12-12-2012 19:52

Este modelo foi o primeiro modelo a ser idealizado por nós do nosso segmento alvo para a nova proposta de valor da Vista Alegre.

Para fazer o download do ficheiro: Mapa de Empatia da Joana 1.0.pdf (594 kB)

Zeus ou Apolo?

Qual será que se identifica mais com o cliente Vista Alegre?

https://worldwide.tns-global.com/groupmarketing/enewsletter/needscope/flash/flash.html

 

 Ontem, a equipa reuniu-se para melhorar o Modelo de Negócio da Vista Alegre.

 O antigo:

 - Modelo de Negócio Vista Alegre - Antigo.pdf (575,6 kB)

 

 Após as melhorias, surge então o novo e atual MN: 

  - Modelo de Negócio Vista Alegre - Novo.pdf (548,3 kB)

E já é notícia a campanha de Natal da Vista Alegre.

 

https://www.meiosepublicidade.pt/2012/12/vista-alegre-atlantis-com-artistas-da-companhia-nacional-de-bailado/

 

Segundo a assinatura "Diz-nos tanto" e com ajuda da Companhia Nacional de Bailado foram produzidos vários vídeos que incluem peças da marca e bailado.

Será que "podia dizer muito mais..."?

O que é certo é que já há referência à página do facebook da marca (criada dia 26 de Novembro, mesmo a tempo da campanha de Natal...)

 

Podemos ver 4 destes videos no canal youtube da marca:

https://www.youtube.com/user/VistaAlegreAtlantis?feature=watch

Mapa de Empatia

06-12-2012 15:35

Depois da elaboração do Modelo de Negócio actual da Vista Alegre, decidimos analisar o nosso Segmento (ou seja o segmento que queremos trabalhar um novo modelo de negócio).

Usamos figuras, rascunhos, diagramas e post-its para construir e discutir significados, já que modelos de negócios possuem conceitos complexos e de muita relação entre os vários componentes.

Montamos uma visão geral e contamos uma história, a história da JOANA.

o que ela
SENTE E PENSA?
- o que realmente lhe importa
- maiores preocupações
- medos e aspirações

o que ela
VÊ?
- ambiente
- amigos
- o que o mercado oferece

o que ela
ESCUTA?
- o que os amigos dizem
- o que o chefe diz
- o que dizem os influenciadores

o que ela
DIZ E FAZ?
- atitude em público
- aparência
- comportamento em relação aos outros

DOR
medos - frustrações – obstáculos

GANHOS
desejos - necessidades - medidas de sucesso – obstáculos

 

Mapa de Empatia - JOANA

Pormenores do mapa de Empatia

 

Depois de encontradas as Escolhas e as Consequências que a Marca elaborou, decidimos fazer o Modelo de Negócio Actual.

 

Inicio - Evolução

 

Modelo Final

 

Pormenores do Modelo de Negócio

 

Video com a nossa Explicação do modelo de Negócios no inicio do blogue

Escolhas e Consequências

06-12-2012 14:56

Depois de analisada a História, de caracterizar-mos a marca e de observar-mos como é que a marca comunica, já nos sentimos prontas para fazer um quadro com as ESCOLHAS e as CONSEQUÊNCIAS da Marca.


Como sera que o nosso consumidor se comporta?

O que o motiva? quais os receios que tem e como se comporta com os pares?

Começar a perceber o mapa..

Os primeiros post its...

Forças:

  • Líder de mercado de porcelanas e vidro em Portugal e grande cobertura a nível Internacional;
  • Marca ligada a prestígio, qualidade e requinte;
  • Lojas bem situadas na Grande Lisboa e nas principais cidades nacionais (Centros Comerciais e Lojas de Rua);
  • Responsável por todo o ciclo de Produção e Distribuição;
  • Grande Valor artístico associado às peças;
  • Possibilidade de encomendas online e respectiva devolução, facilidades de pagamento e possibilidade de troca em compras efectuadas nas lojas.

Oportunidades:

  • A forte credibilidade da marca aos olhos do consumidor pode ser usada para chegar de forma mais eficaz aos consumidores através de uma boa estratégia de comunicação;
  • O aumento da apreciação e gosto por parte dos consumidores por peças de design (tendência já identificada pela Vista Alegre através da parceria com a designer Joana Vasconcelos) reforça a necessidade de explorar o segmento mais jovem;
  • Investir na comunicação associada ao aumento dos jantares/almoços em casa em vez de restaurantes devido à crise;
  • Aproveitar a imagem de excelência da marca para expandir e desenvolver em mercados privilegiados de língua portuguesa e em forte crescimento económico, como Angola e Brasil.

  Fraquezas:

  • Percepção de preço alto das peças;
  • Dificuldade em chegar a um público mais jovem;
  • Comunicam pouco;
  • Dificuldade em entrar em mercados internacionais quando se associam as peças à tradição Portuguesa;
  • Muito ligada a conservadorismo;
  • As pessoas compram mais para oferecer do que para "consumo" próprio;
  • Por vezes, o cliente compra serviços clássicos e de grande valor que não usa, logo, não há desgaste das peças nem reposição.

Ameaças:

  • Diminuição do número de casamentos;
  • A lista de casamentos passou a ser feita maioritariamente por agências de viagens; 
  • Forte concorrência;
  • Mercado Estagnado devido à redução do poder de compra (desde os anos 90);
  • Sazonalidade (Época de Natal e Casamentos);
  • Concorrência de empresas de dimensão semelhante;
  • Industria Oriental, normalmente mais barata, mas com níveis de qualidade.

Catálogos VA

01-12-2012 14:24

Aqui ficam exemplos de catálogos o que podem destruir algumas teorias sobre a falta de uma comunicação "moderna" e virada para os jovens...

Será que o problema deixa de estar na comunicação em si e passa a estar nos canais?

 

Making of catalogo 2010/2011:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uEh2kjLo_Mo

 

Exemplo de catalogo de Natal 2012/2013:

https://www.vaempresas.com/Catalogo.aspx?gCLCC=PT


Imagens Catalogos:

Noticias

01-12-2012 00:34

Video no Youtube: Ver aqui

2ª Reunião

28-11-2012 22:50

2ª Reunião presencial dia 28/11

Tivemos a analisar o site da Vista Alegre (https://www.vistaalegreatlantis.com/), a criar um email de equipa e a escolher o melhor sitio para fazer o nosso blog.

Leonor (esquerda) e Raquel (direita)

Catarina (presencial) e Rita (virtual .... via skype)

Decidimos que iriamos criar a "história" da  Vista Alegre e em conjunto iriamos fazer uma pesquisa mais exaustiva das:

- Forças

- Fraquezas

- Oportunidades

- Ameaças

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Comentário

Jorge Portugal 09-12-2012

Gostei do vosso progresso, e do processo que desenvolveram para chegar a uma versão do MN. Mas ainda há oportunidade de aperfeiçoamento.

1. As consequências dos segmentos escolhidos. São grupos que em Portugal representam um volume muito pequeno de pessoas. E se compram pouco, como é que a empresas consegue o volume necessário para ser rentável? O preço pode ser elevado, mas não é tão elevado que o produto possa ser considerado um "produto de luxo" (no sentido de uma marca de luxo internacional).

2. Deverão esclarecer o que é a proposta de valor e os beneficios procurados pelos clientes. Podem e muitas vezes não são a mesma coisa, i.e. a PV não tem um fit perfeito ao que são os desejos do cliente. Não fiquei convencido pelas vossas explicações que o fit da VA é assim tão bom aos clientes.

3. As relações com clientes poderão ser mais explicitadas, no sentido de como permitem aumentar a fidelidade (compara repetida) ou gerar procura (novos clientes).

A marca não faz praticamente campanhas publicitarias de grande notoriedade. Faz direct marketing? lançou no Natal um catálogo, mas será suficiente para gerar procura?


Bom trabalho, jp